Os professores brasileiros da rede pública recebem salários muito baixos, mas, o seu principal problema é a qualificação, pois, muitos professores não são sequer formados, por isso o governo sempre está a procura de soluções para que os professores da rede pública sejam tão qualificados quanto os da rede particular de ensino.
O Ministério da Educação e Cultura, mais conhecido como (MEC), criou um projeto denominado Plataforma Freire, que tem como principal objetivo dar cursos para os professores para que eles possam ficar mais aptos ao ensino público, ou seja os cursos dados são para que os docentes aperfeiçoem seus conhecimentos, e para os que não possuem formação podem até conseguir uma vaga em uma instituição particular de ensino superior.
A plataforma Freire trabalha com métodos super modernos e com um grau de qualidade avançada para os profissionais, isso quer dizer que depois que os professores passam por esse projeto se tornam profissionais com a melhor qualificação.
As inscrições para o programa Plataforma Freire 2012 serão todas pela a internet, precisando apenas que os professores cadastrem seus currículos no site oficial da Plataforma Freire www.freire.mec.gov.br, cliquem na aba Primeiro acesso e preencham todos os dados pedidos.
Depois de fazer tudo isso o professor terá acesso livre a todas as ofertas de cursos em cada um dos municípios e então escolher o que mais interessar. Para quem quiser saber informações e notícias sobre o Plataforma Freire, basta acessar o site que já foi dado, com certeza você encontrará tudo que estiver procurando.