Geralmente as pessoas, principalmente os jovens e adolescentes que não tem a cabeça muito no lugar resolvem seguir as escolhas de amigos e conhecidos e decidem por fazer coisas tidas como ações rebeldes, como: fazer tatuagens e colocar piercing no corpo, sendo que os lugares mais radicais são a boca e a língua.
O piercing na língua é muito visto em jovens e adultos que não tem medo dos problemas que essa jóia dentro da boca pode causar, pois, mesmo com todos os cuidados, as pessoas que usam esses objetos estão correndo vários riscos, nos quais estão: inflamações, feridas, hemorragias, inchaço, alergias, retrações gengivais, mau hálito, trincas e fraturas nos dentes e muito mais.
Os piercings mais usados são aqueles que possuem uma bolinha em cada lado. Depois que o piercing é colocado, seu dono precisará ter vários cuidados, como: não ingerir alimentos gordurosos, chocolates, carne de porco, frituras, frutos do mar e ovos. Na primeira semana após colocar o piercing a dica é se alimentar apenas de comidas amassadas, passadas no liquidificador ou então sopas e claro tomar muitos líquidos.
A cicatrização do piercing na língua varia de 4 a 6 semanas, tudo vai depender dos cuidados que a pessoa tem com o local perfurado e também com o seu organismo. Para acelerar a cicatrização do piercing na língua é indicado fazer a higienização da boca pelo menos três vezes ao dia fazendo bochechos com anti-séptico e uma receita caseira que leva salmora, água morna e um pouco de sal.
Portanto as pessoas que decidem colocar um piercing na língua devem estar dispostos a sentir muita dor e sofrer alguns preconceitos, pois, poucas pessoas optam por namorar ou se tornar amigo de uma pessoa que tenha um piercing na língua e em outras partes do corpo.