O governo brasileiro está fazendo de tudo para ajudar pessoas com poucas condições financeiras a melhorar de vida, pois sozinhas elas não conseguem. Entre os muitos programas criados pelo governo, uma das novidades é o programa Jovem Candango DF 2014.
O Jovem Candango foi criado para ajudar jovens de 14 a 18 anos que estão cursando as últimas séries do ensino fundamental ou ensino médio a ter acesso ao primeiro emprego. A meta inicial do programa é oferecer 10 mil oportunidades de emprego em órgãos do governo do Distrito Federal até 2014.
Todos os jovens que participarem do “Jovem Candango” terão bolsa em dinheiro, carteira de trabalho assinada, previdência e estimulação aos estudos, porque terá que frequentar a escola regularmente.
A prioridade do programa Jovem Candango são os jovens estudantes de baixa renda, vulneráveis socialmente, que cumpriram medidas socioeconômicas ou foram salvos do trabalho infantil.
Os benefícios para os jovens que entrarem no programa para conseguir o primeiro emprego são muitos como: cobertura do sistema previdenciário, FGTS, 13º salário, férias, carteira assinada, salário mensal de R$ 950, valor que inclui auxílio transporte e alimentação.
A jornada de trabalho será de 4 horas por dia, tempo que pode ser ampliado para 6 horas, caso o jovem termine o ensino médio. O tempo de contratação do Jovem Candango é de até 2 anos.
Todos os jovens que moram no Distrito Federal e que cumprem todos os requisitos para participar do programa Jovem Candango 2014 devem aguardar as inscrições que têm previsão para serem abertas no início de 2014.