O ano começa e com a preocupação de muitos em relação ao pagamento do IPVA que é o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotores, pois possuir um veículo é sempre bom e dispensa o uso dos transportes públicos, porém todos aqueles que possuem veículos automotores como: carros, caminhões, motos, ônibus entre outros precisam pagar esse imposto.
O IPVA 2012 do Rio de Janeiro conta com uma novidade anunciada por Renato Villela, secretário estadual da Fazenda, que diz que o imposto poderá ser pago em qualquer banco, o que facilita muito a vida de muitos proprietários de veículos.
A base de cálculo do IPVA dos veículos novos é o valor da nota fiscal de venda, sendo calculado proporcionalmente aos meses restantes do ano, tendo como data inicial a do emplacamento do veículo, já para os automotivos usados, o imposto é definido com base no valor médio de mercado de veículos usados.
O IPVA RJ 2012 poderá ser pago de duas formas, através de uma cota única onde o contribuinte ganhará um desconto de 10%, ou em três parcelas sem desconto e sem juros, sendo que a primeira parcela será composta por 1/3 do imposto mais 1/3 do valor das taxas devidas ao DETRAN-RJ e mais o valor integral do seguro obrigatório que não será cobrado nas próximas parcelas.
Portanto não deixe de conferir a tabela IPVA 2012 do Rio de Janeiro disponível no seguinte site: www.detran.rj.gov.br, podendo assim pagar seu IPVA em dia e com o valor certo.