Vivemos em um país onde o mercado de trabalho dá prioridade as pessoas experientes, fazendo com que as pessoas que nunca trabalharam fiquem muito tempo procurando um emprego mesmo que não seja na área desejada.
O Programa Jovem Aprendiz foi criado pelo Governo Federal e pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), nele as empresas de grande e médio porte devem disponibilizar uma cota para esse programa. A porcentagem oferecida deve ser em torno de 5% da quantidade total de seus funcionários.
As inscrições para o jovem aprendiz 2012 já estão abertas, e para os interessados em participar os principais requisitos é que tenha idade entre 14 e 24 anos e estar estudando em escolas técnicas ou públicas.
São muitas as empresas que participam desse projeto, onde as mais conhecidas, são: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Correios. Para explicar melhor, as vagas de emprego são para jovens até 24 anos que desejam ter experiência comprovada em carteira, não podendo esquecer que esses jovens não conseguirão apenas uma vaga de emprego, pois, as empresas terão que dar orientações praticas e teóricas para torná-los mais capacitados.
A carga horária para os jovens que conseguirem uma vaga é de 6h por dia, com um salário que poderá ser menor ou igual a um salário mínimo, além é claro de ter todos os direitos trabalhistas, como décimo terceiro e férias. Para quem preenche todos os requisitos, podem ir se inscrever em uma das unidades do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), presente em todo o país.
Portanto o programa Jovem Aprendiz 2012 está com suas inscrições abertas, não esquecendo de dizer que cada empresa tem o seu cronograma próprio.