Embora esteja um pouco mais fácil conseguir uma casa própria, na verdade ainda existem milhares de pessoas que moram de favor ou pagam aluguel que não vêem a hora de conseguir o seu imóvel.
Cada estado brasileiro conta com seus programas habitacionais, formas de financiamentos e consórcios, precisando apenas que os interessados corram atrás de informações para tentarem realizar o grande sonho da casa própria.
São Paulo é um dos maiores estados brasileiros e lá os moradores podem contar com diversas opções para adquirir a sua casa, sendo que uma das mais importantes e conhecidas é possível através da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), essa empresa foi criada pelo governo estadual e é vinculada à Secretaria de Habitação que há muitos anos atua na produção de casas para as pessoas de baixa renda.
Através do CDHU as famílias que se inscrevem participam de sorteio público, no qual as famílias contempladas podem adquirir apartamentos e casas nas regiões definidas pelo programa. Os imóveis serão adquiridos por meio de financiamentos e com diferentes condições de pagamento. As parcelas que devem ser pagas pelas as famílias não ultrapassam 10% da renda familiar.
As inscrições CDHU 2013 são abertas em várias datas durante todo o ano, vai depender do município. Para não perder os períodos de inscrição basta ficar atento ao site: www.cdhu.sp.gov.br, nessa página estão disponibilizadas todas as informações sobre as inscrições e as cidades que participam.
Portanto se mora em São Paulo há mais de três anos, conta com uma renda familiar de até dez salários mínimos, não possui financiamentos de imóveis e não está participando de programas habitacionais, poderá se inscrever no CDHU 2013 e adquirir a sua casa própria.